domingo, 25 de dezembro de 2011

O QUE SÃO DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS

     

      As danças circulares, danças de roda, danças sagradas, têm raízes nas danças folclóricas e tradicionais dos povos. São danças originárias ou adaptadas para serem dançadas em círculo aberto ou fechado, de mãos dadas ou soltas, com passos e ritmos que expressam a cultura, história e tradição de um povo.
      As danças circulares dos povos são simples e fáceis de aprender, não necessitando nenhuma experiência anterior, pois a intenção maior é participar, vivenciar.
As Danças Circulares sempre estiveram presentes na história da humanidade - nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte - e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas. 
Foi Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor alemão, que nas décadas de 50/60 percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danças de diferentes povos. Em 1976 visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um de seus fundadores, ensinou pela primeira vez uma coletânea de danças folclóricas para os residentes.
      Bernhard Wosien já estava com mais de 60 anos e buscava uma prática corporal mais orgânica para expressar seus sentimentos.  Ele percebeu que havia encontrado o que procurava, pois dançando em Roda, vivenciou a alegria, a amizade e o amor, tanto para consigo mesmo como para com os outros, e sentiu que as Danças Circulares possibilitavam uma comunhão sem palavras e mais amorosa entre as pessoas.
      De 1976 em diante centenas de Danças foram incorporadas ao repertório inicial e o movimento passou a se chamar "Danças Circulares Sagradas". E desde então este movimento se espalhou pelo mundo.
      A  Dança Circular se chama e se torna Sagrada pelo fato de permitir que os participantes entrem em contato com sua essência, com seu EU Superior, com a Centelha Divina que existe dentro de cada um de nós. No momento deste contato, temos a união do corpo (matéria) com o espírito.

Referências
DELÚZIA, Soraya. Apostilas de Danças Circulares, Natal/RN – 2007 a 2009.
RAMOS, Renata Carvalho Lima. Danças Circulares Sagradas: uma proposta de educação e cura / org. Renata Ramos - São Paulo: TRIOM: Faculdade Anhembi Morumbi, 1998.
WOSIEN, Bernhard. Dança: um caminho para a totalidade. São Paulo: Triom, 2000.
WOSIEN, Maria-Gabriele. Dança Sagrada: deuses, mitos e ciclos. São Paulo: Triom, 2002.

Um comentário:

  1. Olá Kacianni, adorei seus blogs...
    Te ofereço de coração o selo de aprovação (pegar no meu blog Educar é Viver na aba ofereço), vc merece!!
    http://orientarpedagogos.blogspot.com/

    Também estou criando um blog para divulgar todos os blogs educacionais de qualidade e vc faz parte dele.
    Seja seguidora, traga o selo de qualidade (pegar na aba faça parte vc também) e indique blogs educacionais de qualidade!!!
    Seja bem vinda!
    http://diversosblogseducacionais.blogspot.com/

    Mil bjs

    ResponderExcluir